HOJE REGRESSAMOS AOS «MERCADOS»

 

HOJE REGRESSAMOS AOS «MERCADOS» 

Passos e Gaspar resolvem o problema da dívida pública 
com emissão de dívida pública.


Ouço desde à uns dias para cá, gente garantindo com muito afinco que Portugal cada vez mais afasta-se do mau exemplo da Grécia, e aproxima-se do bom exemplo da Irlanda.

Permitam-me discordar numa coisa …
… o bom exemplo foi a Islândia.
Mas enfim …

Um anuncio um pouco confuso e difícil de compreender é este do regresso aos «mercados» … pois estamos à meses a ser formatados na opinião de que o regresso aos mercados seria o fim de uma crise, o objectivo final, o Santo Gral da Engenheiria de Victor Gaspar.

Será que afinal estamos no bom caminho ?

Acho que não …

Os «mercados» que tanto desconfiam de nós, reunem uma procura 5 vezes superior à emissão de dívida pública feita hoje … prova de que afinal, o negócio é muito bom e é-lhes muito apetecível.

E após o relatório encomendado saído a semana passada do FMI (recheado de mentiras, incoerências e visões distorcidas), e vendo a cumplicidade toda que esta gente tem nas mais diversas instâncias europeias … não acredito em surpresas. Tudo isto foi previsto, discutido e aceite nas nossas costas internacionalmente.

È isto o bom resultado das politicas de austeridade e dos sacrifícios dos portugueses ?

Mais uma vez sou céptico …

O estado português não tem feito qualquer reforma estrutural como tem anunciado e não existe nenhuma mudança de fundo de como funcionam as instituições públicas.

As medidas que o estado tem tomado tem sido apenas despedir pessoas, tornar o trabalho mais precário, aumentar impostos, oferecer dinheiro a bancos e empresas e infra-estruturas públicas aos amigos, mais mentiras e mais do mesmo … medidas estas que têm inclusivé causado um aumento do défice resultado da cobrança de menos impostos, e pergunto (perguntar não ofende), se isto não resultará em mais dívida para vender no futuro?

O que temos realmente tido, tem sido aumentos BRUTAIS de impostos, falências de empresas, o jogar de milhares e milhares de portugueses para o desemprego e o aumento de histórias de miséria e fome entre nós.

Fala-se também na recuperação da soberania … o que acham ?

Vamos ver o que mais incoerências os próximos dias nos trazem … porém eu, hoje, sinto-me mais devedor.

Apenas uma nota : a agência de rating Standard & Poor’s não nos retira do lixo enquanto o Tribunal Constitucional não aprova o Orçamento de Estado.

Joao Anonimo
http://www.facebook.com/joao.anonimo.9

RiseUp Portugal

http://www.facebook.com/RiseupPortugal

Timeline Photos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s